Zona Norte realiza, antecipadamente, as comemorações da Independência do Brasil
____________
Por Messias Matheus
Cerca de cinco mil pessoas assistiram o desfile de comemoração da Independência do Brasil, na manhã desta sexta-feira (03), em Benfica, zona norte da cidade; segundo informações do Tenente Vilaça, do 27º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela corporação que realizou a segurança no local. O evento aconteceu na Rua Martins Barbosa, via principal do bairro, e contou com a participação de cerca de 13 escolas – entre públicas e privadas - e organizações sociais civis da zona norte. A banda do 10º Batalhão de Infantaria de JF abriu o desfile e acompanhou a passagem das escolas, durante as, aproximadamente, duas horas de apresentação. Segundo a Polícia Militar, o evento aconteceu com tranqüilidade e sem nenhuma ocorrência policial.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores de Benfica, Carlos Alberto Mendes, o evento é realizado na região a cerca de 30 anos. A iniciativa ocorre, geralmente, nos dias que antecedem o feriado, para não competir com o desfile oficial que acontece, tradicionalmente, no dia 7 de setembro, no centro da cidade. Para Mendes, a manifestação cívica é um marco para a história dos seus idealizadores e para os moradores da zona norte; ele considera esse momento de fundamental importância na formação da cidadania. “O evento pretende manter sempre vivo o espírito de civilidade, para que as pessoas aprendem a gostar da sua rua, do seu bairro e, consequentemente, da cidade e do país. Tem o objetivo de ensinar às pessoas, a ter e a manter o respeito pela Pátria e os valores que isso traz para os cidadãos”- enfatiza Mendes, que há quatro anos participa da organização do desfile cívico.
Em ano de eleições, a política foi um dos temas mais frequente nas apresentações das escolas. Aproveitando o mote eleitoral, crianças e adolescentes carregando cartazes com dizeres e frases de efeito, manifestaram suas ansiedades em relação à situação do país e reivindicaram aos futuros governantes: paz, segurança e melhorias na educação, entre outros. A comemoração do 7 de setembro, em Benfica atraiu dezenas de militantes e cabos eleitorais que aproveitaram o evento para entregar panfletos e santinhos à população presente. Um candidato a deputado federal, da cidade aproveitou a oportunidade para fazer campanha “corpo-a-corpo” com os eleitores. Viaturas do resgate e caminhões do corpo de bombeiros que prestam serviços na zona norte da cidade encerraram o desfile que comemora os 188 anos da independência do Brasil.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores de Benfica, Carlos Alberto Mendes, o evento é realizado na região a cerca de 30 anos. A iniciativa ocorre, geralmente, nos dias que antecedem o feriado, para não competir com o desfile oficial que acontece, tradicionalmente, no dia 7 de setembro, no centro da cidade. Para Mendes, a manifestação cívica é um marco para a história dos seus idealizadores e para os moradores da zona norte; ele considera esse momento de fundamental importância na formação da cidadania. “O evento pretende manter sempre vivo o espírito de civilidade, para que as pessoas aprendem a gostar da sua rua, do seu bairro e, consequentemente, da cidade e do país. Tem o objetivo de ensinar às pessoas, a ter e a manter o respeito pela Pátria e os valores que isso traz para os cidadãos”- enfatiza Mendes, que há quatro anos participa da organização do desfile cívico.
Em ano de eleições, a política foi um dos temas mais frequente nas apresentações das escolas. Aproveitando o mote eleitoral, crianças e adolescentes carregando cartazes com dizeres e frases de efeito, manifestaram suas ansiedades em relação à situação do país e reivindicaram aos futuros governantes: paz, segurança e melhorias na educação, entre outros. A comemoração do 7 de setembro, em Benfica atraiu dezenas de militantes e cabos eleitorais que aproveitaram o evento para entregar panfletos e santinhos à população presente. Um candidato a deputado federal, da cidade aproveitou a oportunidade para fazer campanha “corpo-a-corpo” com os eleitores. Viaturas do resgate e caminhões do corpo de bombeiros que prestam serviços na zona norte da cidade encerraram o desfile que comemora os 188 anos da independência do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário