quinta-feira, 22 de março de 2012

Um mês após o carnaval, campanha convoca foliões para teste de Aids

O Ministério da Saúde (MS) iniciou, nesta semana, a segunda etapa da campanha televisiva de prevenção as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, que começou antes do carnaval. A iniciativa pretende incentivar os foliões a procurarem o serviço público de saúde e realizarem o teste de HIV.

De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Prevenção de DST/Aids, Rodrigo Almeida, esta é a terceira etapa da Campanha. “Os trabalhos de conscientização tiveram início 30 dias antes do carnaval, a segunda etapa foi durante a folia e a terceira é o momento de chamá-los para a realização do teste.”
Em Juiz de Fora, o serviço de triagem é realizado durante todo o ano, no Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids (CTA). Mas, segundo o coordenador do programa, no período pós- carnaval, aumenta cerca de 20% o número de atendimentos.


A CAMPANHA
A Campanha do Ministério da Saúde para o carnaval deste ano teve como foco principal, jovens gays com idade entre 15 e 24 anos. De acordo com dados do MS, de 1998 a 2010 subiu 10,1% o percentual de casos diagnosticados neste público. Em Juiz de Fora o serviço funciona no PAM Marechal que fica na Rua Marechal Deodoro, 496, 7º Andar,707, Centro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, às 8h e às 13h. Para realizar o exame de sangue não é preciso estar de jejum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário