domingo, 27 de outubro de 2013

ENEM completa 15 anos


OPINIÃO - Por Messias Matheus


Terminou neste domingo, 27, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova aplicada em todo o país, além de avaliar os alunos egressos do ensino médio serve como requisito para ingresso na maioria das faculdades públicas do Brasil. Cerca de 28 mil candidatos fizeram a prova em Juiz de Fora/MG. 

Desde que foi criado, em 1998 (uau, eu participei da primeira edição!), muita coisa mudou. Na época, o Enem só servia para avaliar o desempenho dos alunos que concluíam o 2º grau. Com o passar dos anos, as faculdades particulares começaram a adotar a nota do Exame parcial ou integralmente no seus processos de seleção. E, finalmente, o Enem substituiu os tradicionais vestibulares da maioria das universidades públicas.

Concordo que o Enem funciona bem como processo seletivo, porém, na minha opinião, ainda falta alguns ajustes. 

Pontos positivos

1- Prova única em todo país: isso contribui, teoricamente, para que o ensino seja oferecido com qualidade nas escolas do Brasil.

2- Oferece a chance dos estudantes ingressarem em faculdades públicas (Sisu), particulares (Prouni) e cursos técnicos (Sisutec).

3- Conteúdo aplicado à realidade e atualidade dos estudantes: isso é muito bom, pois os estudantes não precisam ficar apenas decorando fórmulas e conceitos e sim na aplicabilidade deles.

O que precisa melhorar

1- Prova é muito extensa (180 questões + redação): Acho que poderia ser mais dinâmica, afinal ficar mais de cinco horas fazendo prova, não é nada fácil.

2- Língua estrangeira: tem necessidade? Acho que o ensino de língua estrangeira nas escolas públicas ainda está muito aquém do necessário, e isso pode refletir negativamente no resultado de um aluno que não tem condição de pagar por um curso de idiomas. As primeiras edições do Enem não tinham questões de inglês ou espanhol.

3- Transparência nos processos de organização e correção: todo ano surge uma polêmica (vazamento de informações, correções equivocadas (lembram da receita de miojo na redação?) e etc). Apesar dos 15 anos de existência, o processo ainda é novo, e levando em consideração as dimensões geográficas, sociais, econômicas entre outras, os ajustes em cada edição contribuirá para a consolidação do processo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário