Edição: Messias Matheus
![]() |
| Foto: Imagens Google |
![]() |
| Foto: Imagens Google |
![]() |
| Foto: arquivo pessoal Angélica Simeão |
Todo ano, o Backpacker Index – espécie de Índice do mochileiro –
aponta os melhores destinos considerando custos básicos de acomodação e
transporte, para listar as cidades mais baratas para se viajar. Como o próprio
nome diz, os cálculos têm como base um estilo
de viagem, digamos, mais despojado. Contudo, não deixa de ser uma
referência para quem quer planejar as próximas férias.
Destinos preferidos
Praia, montanha, cidade histórica, neve, balneário. São inúmeras
as opções de destinos para uma viagem curta, ou um passeio de férias. Neste
momento o viajante deve levar em consideração, além do gosto pessoal, a agenda
de eventos destas cidades ou países e até dados meteorológicos. Por exemplo, se
for visitar cidades com festas tradicionais é preciso saber quando estas festas
acontecem; se for esquiar em um país europeu, é preciso confirmar o período de
inverno, estação em que o clima estará propício para se aventurar nas montanhas
geladas.
![]() |
| Foto: Imagens Google |
Viagem boa é aquela que o viajante traz boas recordações. O
estudante de administração Arthur Nalon Silveira, já viajou para várias cidades
brasileiras.Nalon cita uma viagem à cidade litorânea,
Porto de Galinhas, como um dos destinos inesquecíveis, apesar de preferir
passeios em regiões serranas. Nova Iorque é o lugar eleito por ele, fora do
país. “cidade grande me
agrada muito, lá você encontra pessoas do mundo todo”, revela. Outro possível
destino para uma viagem do estudante seria a República Dominicana.
Conhecimento e
cultura
Angélica Simeão, em Barcelona (arquivo pessoal)
Além de turismo, muitos universitários embarcam para outros países
para estudar e adquirir experiências culturais por meio de um intercâmbio. Essa foi a escolha da jornalista Angélica
Simeão; em 2012 ela fez intercâmbio em Salamanca, Espanha, e nas horas vagas e
de lazer viajou por países da Europa.
![]() |
| Arquivo pessoal |
Em
entrevista para o Blog Fala, Messias!, Angélica conta as suas experiências
de viagem e a emoção de conhecer culturas diferentes.
Fala, Messias!: Quantas horas durou o voo mais longo que você já fez?
Angélica:
A viagem mais longa foi do Brasil à Espanha e vice-versa. Sendo que a da volta
demorou mais, atrasou. São cerca de 11 horas.
Fala, Messias!: Tem vontade de conhecer algum outro lugar fora do país?
Angélica:
Sim, tenho vontade de conhecer a Austrália. Bom, o país tem um quê de exótico.
Fiquei encantada quando sediou as Olimpíadas, anos atrás. Aí a vontade nasceu.
Também é o local da sede da banda cristã Hillsong. Tenho interesse em
participar dos cultos, conhecer a igreja. Tive a oportunidade de
"conhecê-los" em Londres. Lá tem uma filial e fiquei muito feliz por
participar do culto. Sabe, é uma admiração que sinto por essa denominação, pois
buscam a Deus genuinamente. Mesmo sendo em outra língua (tinha áudio tradutor)
senti a presença de Deus de forma igual e profunda. Foi tudo muito lindo
Fala, Messias!: Londres ou Paris?
Angélica:
Definitivamente, Londres. Difícil de explicar, acho que eu mesma não sei, mas
tentarei (risos). Eu acho que a atração vem dos filmes e os atores ingleses. A
cidade tem um charme em si, acho que por ela ser "cinza", bem o clima
do inverno. Também tem o fato de preferir a língua inglesa do que a francesa
(bom, o inglês vem depois do italiano que está logo atrás do espanhol, claro (risos)).
Mas esse amor por Londres ou Paris vai de cada um. Paris também é uma cidade
bonita, com vários museus e lugares interessantes.
Fala, Messias!: Algum destino exótico entraria em um roteiro de viagem seu?
Angélica:
Acredito que sim. Talvez a Tailândia seria um local exótico para visitar um
dia.
Fala, Messias!: E no Brasil? Que lugar tem vontade de conhecer?
Angélica:
Tenho vontade de conhecer, em terras brazucas, o Nordeste e o Sul. O Nordeste
pelas praias magníficas, e o Sul pelo clima frio (risos).
Fala, Messias!: Uma viagem inesquecível...
Angélica:
Sem dúvida alguma, a viagem à Londres foi inesquecível. Era o local que queria
mais conhecer, porém não tinha certeza se seria possível pois queria companhia
pra fazer a viagem - porque é sempre bom viajar em grupo fora que meu inglês
não é dos melhores (risos). Quando pisei em terras londrinas, vibrei muito. E a
achei muito fácil para se deslocar, as pessoas foram simpáticas conosco...
maravilha!!!
Fala, Messias!: Pelo que você percebeu como é viajar de trem, na Europa?
Angélica:
A viagem de trem Madri à Salamanca foi interessante por ser a primeira vez que
fazia uma viagem assim, e por poder contemplar as paisagens das várias cidades
que têm entre estes dois locais. Acho que a viagem de trem tende a ser mais
confortável.
Fala, Messias!: Quais as dicas pra viajar bem pela Europa?
Angélica:
Para viajar bem é preciso planejar com antecedência, só pra não ficar muito
perdido. Como dito antes, acho mais seguro viajar com um ou mais amigos. Tanto
pela companhia quanto pela segurança de não se perder ou ficar em apuros. E
isso também é visto com bons olhos pelos estrangeiros. É bom estimar com um
valor pra cima quanto se vai gastar, visitar os lugares que são perto uns dos
outros, tentar ver aquilo que tanto deseja.
Decidir
o próximo destino, o tempo da viagem ou mesmo descobrir como planejar a próxima
viagem pode ser mais divertido do que a gente imagina. Elabore uma lista com o
destino da sua viagem, quais os passeios que você quer fazer, qual é o capital
que você tem pra investir e se jogue no próximo destino.






Nenhum comentário:
Postar um comentário