![]() | |||||||||
| Carnaval de 1929. Moças se preparam para o desfile dos corsos em Juiz de Fora. (Foto: Reprodução Arquivo H. Ferreira/ Maria do Resguardo) |
O Carnaval de Juiz de Fora é um dos mais antigo de Minas Gerais. A Festa de Momo é
comemorada no município desde a fundação do Povoado de Santo Antônio do
Paraibuna, em 1820. No início, eram os entrudos
que alegravam o vilarejo. Como a brincadeira de jogar limão de cheiro e
água suja com tinta nas pessoas não agradava a todos e era considerada
de mau gosto, em 1889, a prática foi proibida no município.
Neste ano foi criado o Clube Valapuquistas, primeiro grêmio da alta sociedade de Juiz de Fora. O grupo organizou um desfile com cinco carros conversíveis que circularam pelas ruas da cidade. A novidade atraiu foliões fantasiados e gerou animadas batalhas de confetes e serpentinas. Os desfiles dos corsos, como eram conhecidos, ganhou destaque e permaneceu por décadas, tendo o seu apogeu entre 1930 a 1940.
Neste ano foi criado o Clube Valapuquistas, primeiro grêmio da alta sociedade de Juiz de Fora. O grupo organizou um desfile com cinco carros conversíveis que circularam pelas ruas da cidade. A novidade atraiu foliões fantasiados e gerou animadas batalhas de confetes e serpentinas. Os desfiles dos corsos, como eram conhecidos, ganhou destaque e permaneceu por décadas, tendo o seu apogeu entre 1930 a 1940.
Entre meados da década de 1930 até 1960, o Carnaval se rendeu ao
glamour e ao brilho dos bailes de salão. Sediados nos tradicionais
clubes da cidade como o Tupynambás, Sport e Clube Bom Pastor, estes
bailes de máscaras e fantasias reuniam a elite da sociedade juiz-forana.
Também na efervescência dos anos de 1930 surgiram no município os blocos, cordões e ranchos
organizados pelas classes populares. Essas manifestações reuniam
milhares de foliões nas ruas centrais da cidade, e, durante décadas,
esta foi a principal atração da Festa de Momo. Alguns blocos ganharam
destaque no cenário local e deram origem, mais tarde, às escolas de
samba.
Tem samba na Avenida
Em 1934, foi fundada em Juiz de Fora a Escola de Samba Turunas do Riachuelo considerada a primeira agremiação de Minas Gerais e a quarta do Brasil. Cinco anos depois, em 1939 foi criada a Escola de Samba Feliz Lembrança.
Apesar de não haver uma organização oficial, as agremiações
apresentavam sambas improvisados e alas compostas por baianas e
malandros, além do casal de mestre-sala e porta-bandeira. Os desfiles
aconteciam em tom de rivalidade dentro e fora da Avenida Rio Branco,
palco das apresentações. Nesta época, além da intensa produção musical
aconteciam também alguns tumultos e até agressões físicas entre os
componentes para provar o favoritismo e status de suas escolas.
Com o passar dos anos outras agremiações foram criadas na cidade como
a Castelo de Ouro, em 1947; a Juventude Imperial, em 1964 e a Real
Grandeza, em 1966. A festa evolui, e, seguindo a tendência nacional, em
1966 aconteceu o primeiro desfile oficial das agremiações de Juiz de
Fora organizado pelo Departamento Autônomo de Turismo (DAT). A Escola de
Samba Feliz Lembrança conquistou o primeiro título oficial com o enredo
Mascarada Veneziana, apontado até hoje, como uma das melhores
apresentações de todos os tempos.
O surgimento de novas agremiações contribuiu para o crescimento da
festa, atraindo turistas e aquecendo a economia local. Nos anos de
1970, o desfile oficial ganhou destaque na imprensa e, em 1979, o
Carnaval juiz-forano foi reconhecido como o terceiro mais importante do
país.
Altos e baixos
Nas décadas seguintes a folia local perdeu força e público. Diretores
de escolas de samba apontam fatores que contribuíram para este
enfraquecimento como pouco investimento, mudança de local e até
cancelamento de desfiles.
| Carnaval 2013. Candidatas ao título de Rainha do Carnaval (Foto: Messias Matheus) |
Palco do samba
Há alguns anos, o desfile oficial das escolas de samba acontece na
Passarela do Samba, estrutura montada especificamente para o Carnaval,
localizado na Avenida Brasil, no Bairro Mariano Procópio, Centro. De
acordo com a Funalfa, em 2012 cerca de 21 mil pessoas assistiram as
apresentações na Passarela do Samba, nos três dias de festa. Confira a programação do Carnaval 2013.
Vídeos relacionados ao assunto:

Nenhum comentário:
Postar um comentário