sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Carnaval de Juiz de Fora ainda é um dos mais tradicionais de Minas

Mesmo enfrentando transformações ao longo dos anos, Carnaval de JF mantém viva a sua história e irreverência

Carnaval de 1929. Moças se preparam para o desfile dos corsos em Juiz de Fora. (Foto: Reprodução Arquivo H. Ferreira/ Maria do Resguardo)
O Carnaval de Juiz de Fora é um dos mais antigo de Minas Gerais. A Festa de Momo é comemorada no município desde a fundação do Povoado de Santo Antônio do Paraibuna, em 1820. No início, eram os entrudos que alegravam o vilarejo. Como a brincadeira de jogar limão de cheiro e água suja com tinta nas pessoas não agradava a todos e era considerada de mau gosto, em 1889, a prática foi proibida no município.

Neste ano foi criado o Clube Valapuquistas, primeiro grêmio da alta sociedade de Juiz de Fora. O grupo organizou um desfile com cinco carros conversíveis que circularam pelas ruas da cidade. A novidade atraiu foliões fantasiados e gerou animadas batalhas de confetes e serpentinas. Os desfiles dos corsos, como eram conhecidos, ganhou destaque e permaneceu por décadas, tendo o seu apogeu entre 1930 a 1940.

Entre meados da década de 1930 até 1960, o Carnaval se rendeu ao glamour e ao brilho dos bailes de salão. Sediados nos tradicionais clubes da cidade como o Tupynambás, Sport e Clube Bom Pastor, estes bailes de máscaras e fantasias reuniam a elite da sociedade juiz-forana.

Também na efervescência dos anos de 1930 surgiram no município os blocos, cordões e ranchos organizados pelas classes populares. Essas manifestações reuniam milhares de foliões nas ruas centrais da cidade, e, durante décadas, esta foi a principal atração da Festa de Momo. Alguns blocos ganharam destaque no cenário local e deram origem, mais tarde, às escolas de samba.


Tem samba na Avenida
Carnaval 2012. Carro alegórico da Escola de Samba Feliz Lembrança (Foto: Messias Matheus)

Em 1934, foi fundada em Juiz de Fora a Escola de Samba Turunas do Riachuelo considerada a primeira agremiação de Minas Gerais e a quarta do Brasil. Cinco anos depois, em 1939 foi criada a Escola de Samba Feliz Lembrança. Apesar de não haver uma organização oficial, as agremiações apresentavam sambas improvisados e alas compostas por baianas e malandros, além do casal de mestre-sala e porta-bandeira. Os desfiles aconteciam em tom de rivalidade dentro e fora da Avenida Rio Branco, palco das apresentações. Nesta época, além da intensa produção musical aconteciam também alguns tumultos e até agressões físicas entre os componentes para provar o favoritismo e status de suas escolas.

Com o passar dos anos outras agremiações foram criadas na cidade como a Castelo de Ouro, em 1947; a Juventude Imperial, em 1964 e a Real Grandeza, em 1966. A festa evolui, e, seguindo a tendência nacional, em 1966 aconteceu o primeiro desfile oficial das agremiações de Juiz de Fora organizado pelo Departamento Autônomo de Turismo (DAT). A Escola de Samba Feliz Lembrança conquistou o primeiro título oficial com o enredo Mascarada Veneziana, apontado até hoje, como uma das melhores apresentações de todos os tempos. 
 
O surgimento de novas agremiações contribuiu para o crescimento da festa, atraindo turistas e aquecendo a economia local.  Nos anos de 1970, o desfile oficial ganhou destaque na imprensa e, em 1979, o Carnaval juiz-forano foi reconhecido como o terceiro mais importante do país.

Altos e baixos


Nas décadas seguintes a folia local perdeu força e público. Diretores de escolas de samba apontam fatores que contribuíram para este enfraquecimento como pouco investimento, mudança de local e até cancelamento de desfiles.

Carnaval 2013. Candidatas ao título de Rainha do Carnaval (Foto: Messias Matheus)
Atualmente existe um esforço entre os organizadores do Carnaval em reavivar a festa local. Para isso foram desenvolvidos alguns eventos com o objetivo de valorizar e impulsionar o Carnaval. O Corredor da Folia, o Concurso da Rainha do Carnaval e o Concurso de Marchinhas Carnavalescas são algumas destas iniciativas.


Palco do samba

Há alguns anos, o desfile oficial das escolas de samba acontece na Passarela do Samba, estrutura montada especificamente para o Carnaval, localizado na Avenida Brasil, no Bairro Mariano Procópio, Centro. De acordo com a Funalfa, em 2012 cerca de 21 mil pessoas assistiram as apresentações na Passarela do Samba, nos três dias de festa.  Confira a programação do Carnaval 2013.



Vídeos relacionados ao assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário