quarta-feira, 3 de abril de 2013

A tragédia no Rio e a realidade do tranporte público no Brasil

ARTIGO DE OPINIÃO - Por Messias Matheus



O trágico acidente envolvendo um ônibus, ontem (2), no Rio de Janeiro me fez refletir sobre a atual situação do transporte coletivo.  Milhares de brasileiros, como eu, utilizam diariamente o transporte público para ir ao trabalho, à faculdade, à escola, entre outras atividades. No entanto, o que percebemos, é a precariedade do sistema em todo o país. Não são poucas as reclamações de usuários em relação ao serviço oferecido nas cidades brasileiras.


O que vemos é a precariedade de um serviço básico e necessário para milhares de pessoas. Ônibus superlotados, atrasos constantes, falta de renovação da frota, profissionais despreparados para lidar com o público (principalmente com os idosos), motoristas e cobradores mal remunerados, violência (assaltos e brigas), entre outros.


Em Juiz de Fora/MG, não é diferente. O show de irregularidades é atrelado ao monopólio da concessão do transporte público. Enquanto os empresários faturam, o povo fica na pior. A precariedade do serviço atinge todas as regiões, mas, sem sombra de dúvida, os moradores da zona norte da cidade são os mais prejudicados! Além dos quarenta minutos de viagem até o centro (média do tempo do trajeto em alguns bairros), os usuários têm que esperar por cerca de 30 minutos a uma hora pelo ônibus. O problema é agravado nos horários de pico. 


Entra ano, sai ano. Mudam gestões, e a novela do transporte público continua... Como cidadão e usuário do serviço, me sinto lesado por esta situação! Como dizem os mais velhos "esperança é a última que morre". Confesso já estou cansado de esperar.


O acidente no Rio
De acordo com informações da Polícia do Rio, o acidente que deixou sete mortos e nove feridos, pode ter sido causado por uma discussão entre um passageiro e o motorista. A briga teria começado após o passageiro ter dado sinal e o motorista não ter parado no ponto solicitado. De acordo com testemunhas, o rapaz agrediu fisicamente o motorista que perdeu a direção do veículo e caiu de uma altura de cerca de 10 metros, no viaduto Brigadeiro Trompowski que liga a Ilha do Governador à avenida Brasil.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário