terça-feira, 23 de abril de 2013

Comenda homenageia aniversário do sambista e compositor Geraldo Pereira

Por Messias Matheus

O advogado Emerson Porcino e sua mãe Maria José dos Santos
Foi entregue nesta terça-feira, 23, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), em Juiz de Fora/MG, a Comenda Geraldo Pereira. A honraria é uma homenagem ao sambista e compositor juiz-forano, que se fosse vivo completaria hoje, 95 anos de idade. A homenagem acontece há oito anos, e, é organizada pelo Instituto Cultura do Samba (ICS), projeto que forma mestres-sala e portas-bandeiras para o Carnaval juiz-forano.
Régis de Oliveira e membros do Instituto Cultura do Samba

De acordo com o presidente do Instituto do Samba e 
Jonathan Frizeiro e Nancy de Carvalho
organizador do evento, Régis de Oliveira, a Comenda é uma homenagem ao sambista que compôs grandes obras para a música nacional. “O Geraldo Pereira tem uma grande importância para o samba nacional, pois, com certeza, além de ser um grande compositor ele é um dos precursores da bossa nova. Ele é um grande nome do samba, pena que em Juiz de Fora, sua terra natal ele ainda não é valorizado. Em outros estados como no Rio de Janeiro, na Bahia e em São Paulo a obra de Geraldo Pereira é mais valorizada”, ressalta.


Coral Recordando em Serenata
Durante a premiação houve apresentação do Coral Recordando em Serenata e a exibição do filme “O rei do Samba”, de José Sette. Entre os homenageados que receberam a honraria estão o advogado Emerson Porcino, Jairo "Show de bola", Carlos Alberto dos Santos e o locutor Jonathan Frizeiro. 

Jairo "Show de Bola" e a vice-presidenta  do ICS, Alcione Procópio

Carlos Alberto dos Santos recebendo a homenagem

Prestigiando o evento, o vereador Jucélio Maria e a primeira porta-bandeira de JF, Nancy de Carvalho


Prata da casa

Geraldo Pereira nasceu no dia 23 de abril de 1918, em Juiz de Fora, Minas  Gerais. Em 1930 foi morar com seu irmão no Rio de Janeiro. Aos 20 anos de idade, compôs o samba "Farei tudo" seu  primeiro trabalho em parceria com Fernando Pimenta. Na ocasião, a obra foi censurada por ser considerada sensual para os padrões da época.

Apesar da curta carreira, o sambista e compositor deixou uma extensa produção musical. Suas composições são tocadas até hoje nas mais tradicionais rodas de samba do Brasil e alguns sucessos foram gravadas por cantores de renome nacional como Gal Costa e Paulinho da Viola.

Geraldo morreu no dia 8 de maio de 1955, aos 37 anos, de hemorragia intestinal após complicações causadas por uma briga com Madame Satã, na Lapa, zona boêmia do Rio de Janeiro. Leia mais aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário