| O advogado Emerson Porcino e sua mãe Maria José dos Santos |
| Régis de Oliveira e membros do Instituto Cultura do Samba |
De acordo com o
presidente do Instituto do Samba e
| Jonathan Frizeiro e Nancy de Carvalho |
organizador do evento, Régis de Oliveira, a
Comenda é uma homenagem ao sambista que compôs grandes obras para a música
nacional. “O Geraldo Pereira tem uma grande importância para o samba nacional,
pois, com certeza, além de ser um grande compositor ele é um dos precursores da
bossa nova. Ele é um grande nome do samba, pena que em Juiz de Fora, sua terra
natal ele ainda não é valorizado. Em outros estados como no Rio de Janeiro, na Bahia
e em São Paulo a obra de Geraldo Pereira é mais valorizada”, ressalta.
| Coral Recordando em Serenata |
| Jairo "Show de Bola" e a vice-presidenta do ICS, Alcione Procópio |
| Carlos Alberto dos Santos recebendo a homenagem |
| Prestigiando o evento, o vereador Jucélio Maria e a primeira porta-bandeira de JF, Nancy de Carvalho |
Geraldo Pereira
nasceu no dia 23 de abril de 1918, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Em 1930 foi morar com seu irmão no Rio de Janeiro. Aos 20 anos de idade, compôs o samba "Farei tudo" seu primeiro trabalho em parceria com Fernando Pimenta. Na ocasião, a obra foi censurada por ser considerada sensual para os padrões da época.
Apesar da curta carreira, o sambista e compositor deixou uma extensa produção musical. Suas composições são tocadas até hoje nas mais tradicionais rodas de samba do Brasil e alguns sucessos foram gravadas por cantores de renome nacional como Gal Costa e Paulinho da Viola.
Geraldo morreu no dia 8 de maio de 1955, aos 37 anos, de hemorragia intestinal após complicações causadas por uma briga com Madame Satã, na Lapa, zona boêmia do Rio de Janeiro. Leia mais aqui
Leia também: Instituto Cultura do Samba comemora o dia do Mestre-sala e da Porta-bandeira
Carnaval de Juiz de Fora ainda é um dos mais tradicionais de Minas
Carnaval de Juiz de Fora ainda é um dos mais tradicionais de Minas

Nenhum comentário:
Postar um comentário