OPINIÃO POLÍTICA - Por Messias Matheus
A publicidade tem sido uma forte ferramenta de comunicação para promover ações de governos. Em Juiz de Fora/MG não é diferente. Vira e mexe, surge uma propaganda irregular com o intuito de renovar um mandato, realizar a promoção pessoal e até induzir os cidadãos a acreditar em uma falsa realidade.
Na cidade, as ações e obras da Prefeitura ganham destaque na mídia paga, na internet e também nos banners e placas instalados nos locais onde estão sendo construídos uma creche, ou posto de saúde, por exemplo.
O banner, o cartaz e a placa são mídias segmentadas que alcançam um tipo de público; neste caso, os moradores e pessoas que circulam no entorno de uma destas construções públicas. Esses painéis com dizeres do tipo "mais uma obra da Prefeitura", "obra do governo de Minas" ou "do governo Federal" deixa claro para os transeuntes que leem o anúncio, quem está financiando a obra. Porém, nem sempre estas informações são corretas.
Na gestão passada, o prefeito Custódio Matos utilizou a propaganda de forma irregular. Em ano eleitoral, foi criado o programa Prefeitura Casa Própria, na verdade uma apropriação do programa Federal Minha Casa, Minha Vida. Na época foram criados banners, camisas, publicidade no site da prefeitura entre outros, até os comprovantes das famílias inscritas no programa vinham com a logo do projeto. Isso é uma forma clara de enganar os cidadãos e os induzir a achar que os investimentos e recursos eram exclusivos do fundo Municipal, quando na verdade não era. O Minha Casa, Minha Vida é uma proposta do Governo Federal e é realizado em várias partes do país. Em 2012, o então vereador Francisco Canalli (PMDB) criou um projeto de lei para disciplinar a publicidade do Minha Casa, Minha Vida, em Juiz de Fora. Leia mais aqui
Parece que o atual prefeito, Bruno Siqueira, também está seguindo esta mesma estratégia para conduzir os cidadãos da zona norte ao engodo. Próximo da inauguração (prevista pra março) do Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU), no Bairro Benfica, Zona Norte da cidade, quatro placas instaladas no local (ainda cercado por tapumes) afirmam que "mais um trabalho está sendo realizado". Sim, o trabalho está sendo realizado pela Prefeitura, mas quem assinou o cheque, mesmo?
A obra faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC 2), desenvolvida pelo Governo Federal em parceria com os municípios. A união entrou com maior parte dos investimentos (3,5 milhões de reais) e a prefeitura investiu, no início da obra, 700 mil reais e o terreno. Entenda mais sobre este assunto nesta matéria.
O que me incomoda nesta propaganda é que em nenhum
momento, foi citada a parceria do Governo Federal. Para um cidadão que não tem acesso a outros tipos de informações, fica apenas a informação contida no anúncio. Ou seja, a obra foi custeada apenas pela prefeitura, o que não é verdade. Custava alguma coisa acrescentar no anúncio que é uma obra realizada em parceria com o Governo Federal?

O brasão e o nome da cidade são utilizados como logomarca para assinar esta propaganda. É claro, esses símbolos dão a sensação de veracidade e concretude às ações da Prefeitura. Estamos de olho! Certas embromações já não enganam os eleitores conscientes e cidadãos!
OBS:. As fotos desta matéria foram feitas no sábado, dia 04/01/2014)


Nenhum comentário:
Postar um comentário