Duas iniciativas em prol da criação de ciclovias em Juiz de Fora reuniram vereadores, ciclistas e especialistas, na última sexta-feira (23). Uma das propostas foi aprovada em plenário, na Câmara Municipal de Juiz de Fora, como projeto de lei que pretende criar ciclovias nas ruas da cidade. Apresentada pelo vereador José Mansueto Fiorilo (PDT), a ideia é utilizar as vias do Centro, das 7h às 15h, aos domingos e feriados.
De acordo com Fiorilo, o objetivo é incentivar as pessoas a desfrutarem de um exercício físico com segurança e respeito ao meio ambiente. As ruas escolhidas para serem ciclovias serão sinalizadas, e o trânsito e o estacionamento de veículos, assim como o uso de caçambas para recolherem entulhos de obras, serão proibidos durante as atividades. A matéria aguarda sanção do prefeito Custódio Mattos (PSDB).
Também na última sexta (23), ciclistas, especialistas de trânsito e empresários se reuniram para debater o Projeto de Lei que institui o Plano Diretor Cicloviário Integrado de Juiz de Fora. De acordo com o autor do projeto, vereador Flávio Cheker, a iniciativa já é lei em muitas cidades, por isso é preciso inserir o ciclismo na lógica de planejamento dos sistemas viários de Juiz de Fora. A proposta apresenta as diretrizes necessárias para a implantação de ciclovias em toda a cidade, como por exemplo, a criação de vias exclusivas, sinalização, ponto de apoio e estacionamento para bicicletas. De acordo com Cheker, vai ser marcada uma audiência pública para discussão da proposta. A Settra já foi convocada.

Resultou em alguma coisa?
ResponderExcluirOi Igor. Pelo que parece, teremos que aguardar mais um tempo a boa vontade da Prefeitura para a criação das ciclovias em JF. Leia o parecer da Câmara Municipal: http://www.camarajf.mg.gov.br/noticias.php?cod=5732.
ResponderExcluirObrigado pela participação em meu blog.